Guilherme Ramos
Guilherme é Pesquisador de Pós-Doutorado na Vanderbilt University e Research Fellow na Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Ele obteve seu doutorado em Administração de Empresas (Ciências do Comportamento e da Decisão) pela FGV/EBAPE, com um período como pesquisador visitante no Departamento de Psicologia da University of Colorado Boulder. Também possui um M.Sc. pela FGV/EBAPE e um B.Sc. em Economia pela FGV/EPGE.
A pesquisa de Guilherme se baseia nos campos da psicologia social e do julgamento e tomada de decisão para caracterizar o comportamento humano em contextos relevantes para o marketing e a formulação de políticas públicas. Ele tem particular interesse nos vieses sociais e cognitivos que permeiam os processos de tomada de decisão dos consumidores e em como corrigir esses vieses para alcançar melhores resultados para a sociedade.
Ele estuda esses temas no contexto de desafios contemporâneos, como polarização política, consumo sustentável, tomada de decisão em saúde e desigualdade social. Seu trabalho foi publicado no Journal of Experimental Psychology: Applied e recebeu o Brenda M. Derby Award de 2021, concedido pela AMA Marketing and Public Policy Conference.