Sobre o centro

O Centro de Pesquisas Comportamentais (CBR) desenvolve pesquisas interdisciplinares que visam entender como a economia, o ambiente e o contexto social influenciam a tomada de decisão individual nos negócios, nos governos e nas entidades do terceiro setor.

A missão do centro é melhorar o bem-estar social através de pesquisas comportamentais.

Usando conhecimento das ciências comportamentais, identificamos, desenhamos e testamos a eficácia de intervenções que têm como objetivo solucionar problemas sociais.

 

Áreas de Pesquisa

Atualmente, o CBR possui quatro áreas de pesquisa:

icon

Pobreza e Desigualdade

Essa linha de pesquisa tem como foco a investigação de diferenças psicológicas e comportamentais entre as classes sociais mais baixas e mais altas. Nosso interesse de pesquisa inclui um amplo espectro de temas como doações para caridade, padrões de cooperação, escolhas alimentares e tomada de decisão financeira.

icone

Sustentabilidade

Embora tenhamos cada vez mais conhecimento sobre a importância da sustentabilidade, muitas são as barreiras psicológicas que nos impedem de agir para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta linha de pesquisa busca identificar e desenhar estratégias para superar essas barreiras,

icone

Polarização Política

Esta linha de pesquisa busca investigar não apenas como a ideologia política molda o julgamento e a tomada de decisão individual, mas também em como pensar e implementar estratégias para atenuar a crescente polarização política.

icone

Saúde Pública

Nessa linha de pesquisa, direcionamos nossos esforços para investigar dois tópicos principais: alimentação saudável e a pandemia do Covid-19.