Bernardo Andretti
Pesquisador de pós-doutorado na Imperial College Business School. Também é afiliado como Pesquisador Associado Honorário no Oxford Covid-19 Government Response Tracker (OxCGRT) da Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford. Obteve seu doutorado em Administração de Empresas (Ciências do Comportamento e da Decisão) na FGV-EBAPE, onde também concluiu seu mestrado.
Sua principal área de pesquisa é a psicologia do consumidor. Dentro desse campo, seu trabalho investiga, sobretudo, a psicologia de consumidores vulneráveis, analisando como as hierarquias sociais e a desigualdade econômica influenciam as percepções e decisões dos consumidores. De forma mais ampla, também explora a interseção entre as ciências comportamentais e áreas de relevância social, como sustentabilidade e saúde pública. Assim, a agenda de pesquisa aborda: (a) como as hierarquias sociais e a desigualdade econômica moldam o julgamento e a tomada de decisão dos consumidores; (b) como as pessoas pensam, sentem e se comportam em relação ao consumo sustentável; e (c) como o uso de ferramentas de marketing e ciência comportamental pode promover a saúde.
Seu trabalho foi publicado em periódicos de alto impacto nas áreas de marketing (Journal of Marketing, International Journal of Research in Marketing), psicologia (Nature Human Behaviour), saúde pública (The Lancet Public Health) e ciências ambientais (Global Environmental Change, Climatic Change).