Na sua apresentação, Marco Vilela explica os objetivos, detalhes e resultados desse projeto. Oportunidades de pesquisa são discutidas.
Aqui está um breve resumo do projeto:
Um dos maiores desafios da Light é reduzir as perdas não técnicas geradas por roubo de energia. Hoje em dia, por volta de 16% da energia provida é roubada, o que é equivalente a aproximadamente 6.000 GWh/ano – suficiente para abastecer o estado do Espírito Santo.
Perdas comerciais prejudicam a empresa e a sociedade como um todo, em qualidade da oferta e tarifas. Perdas para o ambiente também não podem ser negligenciadas, uma vez que a energia roubada tem sido produzida a partir de recursos naturais e/ou com emissão de carbono.
O Projeto Light Legal, conhecido como Área de Perda Zero, é inovador, porque junta os melhores avanços tecnológicos com um novo modelo de relacionamento entre empresas, seus clientes e fornecedores, com ação permanente.
Esse projeto tem sido efetivo em lutar contra o roubo de energia e a inadimplência de um jeito sustentável.
Depois de 20 meses operando, com implementação de 26 APZs e alcançando 440.000 clientes, as perdas não técnicas reduziram de 46% para 20% e a inadimplência de 10% para 0,54%.