Mídia

Pesquisa do CBR é capa do Boletim Faperj
16/09/2015

Pesquisa estuda tomada de decisão financeira no Complexo da Maré

Nem sempre a taxa de juros, prazo de pagamento e garantias são os fatores determinantes para a decisão sobre um empréstimo. Questões de natureza psicológica, como as emoções geradas no momento da escolha, são, muitas vezes, fundamentais. Para investigar esse tema, o CBR coordena, em parceria com o Observatório de Favelas, um estudo sobre o processo de tomada de decisões financeiras dos moradores do Complexo da Maré, no contexto das microfinanças – o fornecimento de empréstimos, poupanças e outros serviços financeiros especializados para microempreendedores e pessoas de baixa renda. “A escolha da Maré como objeto de estudo foi motivada pela presença de um amplo público que pode se beneficiar do uso de produtos microfinanceiros, pela heterogeneidade da população local e pela possibilidade de compreender a favela além de uma visão estereotipada e estigmatizada”, justificou Goldszmidt.

O estudo está na fase inicial, com a realização de pesquisa qualitativa e experimentos no laboratório de informática, localizado na sede do Observatório de Favelas, na Nova Holanda – uma das 16 favelas que compõem o Complexo na Maré, situado entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, na Zona Norte do Rio. Nos experimentos, os moradores são apresentados a situações hipotéticas de tomada de decisão e, com base nas escolhas  observadas, se busca entender o processo decisório. Cerca de 250 pessoas já participaram do projeto, que começou a ser implementado em 2014. Ainda será realizada a etapa de levantamento amostral com moradores.

Operação Lei Seca firma parceria com pesquisadores da FGV
18/11/2013

O que acostumamos a ver nas pesquisas acadêmicas sobre beber e dirigir, que normalmente é conduzida sob a perspectiva da medicina ou engenharia de tráfego, está para mudar. A Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro e sua Operação Lei-Seca estão trabalhando com o CBR para investigar o que causa as mudanças de atitude – o que vem sendo amplamente reconhecido como um dos principais fatores para o sucesso de políticas públicas na redução do número de acidentes.

FGV/EBAPE lança seu Centro de Pesquisas Comportamentais (Center for Behavioral Research)
12/11/2013

Na quarta-feira, 6 de novembro de 2013, a FGV/EBAPE lançou seu Centro de Pesquisas Comportamentais - Center for Behavioral Research (CBR), cujo objetivo é investigar o comportamento individual e os processos de tomada de decisão. As pesquisas do CBR serão de natureza interdisciplinar e procurará aproximar a academia a empresas, governos e à sociedade como um todo. O Centro será gerenciado por alunos matriculados no Programa de mestrado e doutorado da FGV/EBAPE e por professores da Fundação Getulio Vargas (FGV) de um amplo leque de áreas de especialidade, incluindo: comportamento do consumidor, comportamento organizacional, ciências cognitivas, finanças comportamentais, estatística, matemática aplicada e ciência politica.